sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pedofilia

Pedofilia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A pedofilia (também chamada de paedophilia erotica ou pedosexualidade) é a perversão sexual[1], na qual a atração sexual de um indivíduo adulto está dirigida primariamente para crianças pré-púberes[2]. A palavra pedofilia vem do grego παιδοφιλια < παις (que significa "criança") e φιλια ( 'amizade'; 'afinidade'; 'amor', 'afeição', 'atração'; 'atração ou afinidade patológica por'; 'tendência patológica' - segundo o Dicionário Aurélio).
Psicologia
A pedofilia é classificada como uma desordem mental e de personalidade do adulto, e também como um desvio sexual, pela Organização Mundial de Saúde[3]. Os atos sexuais entre adultos e crianças abaixo da idade de consentimento (resultantes em coito ou não) é um crime na legislação de inúmeros países. Em alguns países, o assédio sexual a tais crianças, por meio da Internet, também constitui crime. Outras práticas correlatas, como divulgar a pornografia infantil ou fazer sua apologia, também configuram atos ilícitos classificados por muitos países como crime. O comportamento pedófilo é mais comum no sexo masculino
Definição
Algumas outras definições de pedofilia requerem uma diferença de idade de no mínimo cinco anos. Estas, porém, tendem a negligenciar a inclinação sexual pedofílica que desenvolve-se durante a puberdade ou a infância, e que tende posteriormente a diminuir e acabar. Alguns sexólogos, porém, como o especialista americano John Money, acreditam que não somente adultos, mas também adolescentes, podem ser qualificados como pedófilos.
Alguns especialistas acreditam que a atração sexual por crianças é por si mesma um tipo de orientação sexual. Isto vai contra ao entendimento dominante, pelo qual o termo orientação sexual é categorizado como sendo a atração sexual por pessoas do sexo oposto, do mesmo sexo, ou por ambos os sexos. Os proponentes desta ideia divergente alegam que a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade não são normalmente associados com a atração sexual por crianças, e que estas são suficientemente diferentes dos adultos, seja física ou psicologicamente, para que a pedofilia possa ser categorizada como um tipo de orientação sexual.
Diagnóstico


Imagens como esta, de Martin Van Maele, 1905, procuram ilustrar o distúrbio pedófilo.
A Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS), item F65.4, define a pedofilia como "Preferência sexual por crianças, quer se trate de meninos, meninas ou de crianças de um ou do outro sexo, geralmente pré-púberes ou não"
O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4th edition (DSM-IV), da Associação de Psiquiatras Americanos, define uma pessoa como pedófila caso ela cumpra os três quesitos abaixo:
1. Por um período de ao menos seis meses, a pessoa possui intensa atração sexual, fantasias sexuais ou outros comportamentos de caráter sexual por pessoas menores de 13 anos de idade.
2. A pessoa decide por realizar seus desejos, seu comportamento é afetado por seus desejos, e/ou tais desejos causam estresse ou dificuldades intra e/ou interpessoais.
3. A pessoa possui mais do que 16 anos de idade, e é ao menos cinco anos mais velha do que a(s) criança(s) citada(s) no critério. Este critério não se aplica exatamente a indivíduos com 12-13 anos de idade ou mais, envolvidos em um relacionamento amoroso (namoro) com um indivíduo ao final da adolescência - entre 17 e 20 anos de idade. Haja vista que nesta faixa etária geralmente acontecem diversos relacionamentos entre adolescentes de idades diferentes. Namoro entre adolescentes e jovens não é considerado pedofilia por especialistas no assunto. (Exemplo: O namoro entre uma adolescente de 14 anos e um jovem de 18 anos)[10]
Note que o ato sexual entre pedófilo e criança não precisa estar presente, e que uma pessoa pode ser considerada clinicamente como pedófila apenas pela presença de fantasias ou desejos sexuais, desde que a dada pessoa cumpra todos os três critérios acima.
Causas
A causa ou causas da pedofilia são desconhecidas. Pensava-se que a o histórico de abuso sexual na infância era um forte fator de risco, mas pesquisas recentes não encontraram relação causal, uma vez que a grande maioria das crianças que sofrem abusos não se tornam infratores quando adultos, nem tampouco a maioria dos infratores adultos relatam terem sofrido abuso sexual. O "US Government Accountability Office" concluiu que "a existência de um ciclo de abuso sexual não foi estabelecida." Antes de 1996, havia uma crença generalizada na teoria do "ciclo de violência", porque a maioria das pesquisas feitas eram retrospectivas e baseadas em um grupo pré-definido (Cross-sectional study) — os infratores eram questionados se teriam sofrido abusos no passado. A maioria desses estudos descobriu que a maioria dos adultos infratores relataram não terem sofrido qualquer tipo de abuso durante a infância, mas os estudos variam quanto as estimativas percentuais de infratores com histórico de abusos em relação ao total de infratores, de 0 a 79 por cento. Pesquisa mais recentes, de caráter prospectivo longitudinal, estudando crianças com casos documentados de abuso sexual ao longo de certo período a fim de determinar que percentagem delas se tornaria infratora, tem demonstrado que a teoria do ciclo de violência não constitui uma explicação satisfatória para o comportamento pedófilo.
Correlações biológicas
Muitos pesquisadores tem relatado correlações entre a pedofilia e algumas características psicológicas, como baixa auto-estima e baixa habilidade social.[ Até recentemente, muitos pesquisadores acreditavam que a pedofilia fosse causada por essas características. A partir de 2002, outros pesquisadores, em especial os sexólogos canadenses James Cantor e Ray Blanchard junto com seus colegas, começaram a relatar um série de descobertas relacionando a pedofilia (a definição médica da preferência sexual por crianças, não a definição comportamental utilizada por outras fontes) com a estrutura e o funcionamento cerebrais: homens pedófilos (e hebefílicos)possuem QI mais baixo, pontuação mais baixa em testes de memória, maior proporção de canhotos, taxas mais altas de repetência escolar em proporção com as diferenças de QI, menor estatura maior probabilidade de terem sofrido ferimentos na cabeça acompanhados de perda de consciência, e várias diferenças em estruturas cerebrais detectadas através de ressonância magnética nuclear (MRI, em inglês). Eles relatam que suas descobertas sugerem a existência de uma ou mais características neurológicas congênitas (presentes ao nascer) que causam ou aumentam a probabilidade de se tornar um pedófilo. Evidências de transmissão familiar "sugerem, mas não provam que fatores genéticos sejam responsáveis" pelo desenvolvimento da pedofilia.
Tratamento
Numerosas técnicas voltadas para o tratamento da pedofilia tem sido desenvolvidas. Muitos vêm a pedofilia como altamente resistente contra interferência psicológica, e acreditam que tratamentos e estratégias reparativas são ineficientes. Outros, tais como o Dr. Fred Berlin, acreditam que a pedofilia poderia ser claramente mais bem tratada com êxito se a comunidade médica desse mais atenção ao tema. Porém, a taxa de casos muito bem-sucedidos de tratamento é muito baixa.
Técnicas utilizadas para o tratamento da pedofilia incluem um "sistema de suporte de doze passos", paralelo à terapia de vícios, embora tal sistema é visto por muitos como o meio menos eficiente de tratamento. Medicações antiandrogênicas, tais como o Depo Provera, podem ser utilizadas para diminuírem níveis de testosterona, e são constantemente utilizados, em conjunto com outras medidas.
A terapia cognitivo-comportamental possui mais suporte em geral, onde o pedófilo aprende a associar o "comportamento pedofílico" com diversos atos considerados não-desejáveis. Geralmente, isto é feito dizendo para o pedófilo "fantasiar atividade sexual desviante", e então, uma vez excitado, os pedófilos são ditos para imaginarem as consequências legais e sociais de tais fantasias. Outros programas induzem o pedófilo a associarem comportamento ilegal com dor, através da controversa terapia de aversão, onde choques elétricos são induzidos ao pedófilo enquanto este está fantasiando. Estes últimos métodos são raramente utilizados em pedófilos que não cometeram ainda crimes baseados na pedofilia.
Terapias de Controle
Apesar de algumas terapias medicinais para o controle do desejo sexual serem alvo muitas críticas médicas, a castração química[38] judicial é um método de controle que tem mostrado alguns resultados. A parte dos tratamentos impostos por condenação judicial, esses métodos também podem ser voluntariamente utilizados por pessoas que queiram diminuir a sua libido, evitando-se abusos sexuais antes que eles aconteçam. Para o sexo masculino, alguns medicamentos amplamente disponíveis para o câncer de Próstata, além de hormônios femininos, têm eficácia na diminuição da libido masculino. Há de considerar, contudo, que esses métodos induzem a uma feminilização do corpo masculino, podendo ocasionar o crescimento de glândulas mamárias naturais.
Ocorrência
Não se sabe ao certo a ocorrência da pedofilia. Alguns estudos afirmaram que ao menos um quarto de todos os adultos do sexo masculino podem apresentar algum excitamento sexual em relação a crianças. Um estudo realizado por Hall, G. C. N. da Universidade Estadual de Kent, por exemplo, observou que 32,5% de sua amostra (80 homens adultos) exibiram desde algum excitamento sexual até estímulo pedofílico heterossexual, igual ou maior do que o excitamento obtido com estímulos sexuais adultos. Kurt Freund (1972) notou que "homens que não possuem preferências desviantes mostraram reações sexuais positivas em relação a crianças do sexo feminino entre seis e oito anos de idade.
Em 1989, Briere e Runtz [39] conduziram um estudo em 193 estudantes universitários, sobre pedofilia. Da amostra, 21% disseram ter alguma atração sexual para algumas crianças, 9% afirmaram terem fantasias sexuais envolvendo crianças, 5% admitiram masturbarem-se por causa destas fantasias, e 7% concederam alguma probabilidade de realizar ato sexual com uma criança, caso pudessem evitar serem descobertos e punidos por isto. Os autores também notaram que, dado o estigma social existente atrás destas admissões, pode-se hipotetizar que as taxas atuais possam ser ainda maiores.
J. Feierman (1990) estimou que entre 7% a 10% dos homens adultos possuem alguma atração sexual para crianças do sexo masculino.
Em abusadores sexuais de crianças
Uma pessoa que pratica um ato sexual com uma criança é, apesar de todas as definições médicas, comumente assumido e descrito como sendo um pedófilo. Porém, existem outras razões que podem levar ao ato (tais como estresse, problemas no casamento, ou a falta de um parceiro adulto), tal como o estupro de pessoas adultas pode ter razões não-sexuais. Por isto, somente o abuso sexual de crianças pode indicar ou não que um abusador é um pedófilo. A maioria dos abusadores em fato não possuem um interesse sexual voltado primariamente para crianças.
Estima-se que apenas entre 2% a 10% das pessoas que praticaram atos de natureza sexual em crianças sejam pedófilos, tais pessoas são chamadas de pedófilos estruturados, fixados ou preferenciais. Abusadores que não atendem aos critérios regulares de diagnóstico da pedofilia são chamados de abusadores oportunos, regressivos ou situacionais. Um estudo de Abel, G. G, Mittleman, M. S, e Becker, J. V observou que existem geralmente claras distinções características entre abusadores oportunistas e pedófilos estruturados. Abusadores oportunistas tendem a cometer abuso sexual contra crianças em períodos de estresse, possuem poucas vítimas, geralmente, pertencentes à própria família, possuem menos probabilidade de abusar sexualmente de crianças, e possuem preferência sexual para adultos. Abusadores pedófilos, por outro lado, geralmente começam a cometer atos de natureza sexual a crianças em tenra idade, muitas vezes possuem um grande número de menores que são frequentemente extrafamiliares, cometem mais abusos sexuais com crianças, e possuem valores ou crenças que suportam fortemente um estilo de vida voltado ao abuso. No caso de incesto entre pais e filhos, acredita-se que a maioria dos abusos envolve pais que são abusadores oportunistas, ao invés de pedófilos.
Legislação
A pedofilia era tolerada ou ignorada em muitas legislações dos países, o que foi sendo paulatinamente modificado com a aprovação sucessiva de tratados internacionais, que culminaram com a aprovação, em 1989, pela ONU, da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança que, em seu artigo 19, expressamente obriga aos estados a adoção de medidas que protejam a infância e adolescência do abuso, ameaça ou lesão à sua integridade sexual.
O ato sexual entre adultos e adolescentes (o que não configura a pedofilia), pode não ser considerado um crime, em hipóteses excepcionais que dependem da idade do adolescente, bem como da legislação local sobre a idade de consentimento (nos países que adoptam este conceito), ou como dirimente penal para casos como o estupro. A emancipação de menores é um instituto não reconhecido pela grande maioria das nações, no tocante à vida sexual. A pedofilia é sempre um crime de ação pública: ou seja, sua prática independe da vontade dos pais ou responsáveis pelo menor - alguns deles envolvidos nos casos de rede internacional de pedofilia já desbaratados.
A pornografia infantil também é considerada crime na grande maioria dos países do mundo. Alguns países possuem leis proibindo o uso da Internet para recrutar menores com a intenção de realizar o ato sexual, virtual ou não.
O abuso sexual, no direito internacional moderno, é considerado como mais uma prática do ilícito pedófilo.
Em alguns países, pessoas com história de atividade sexual com crianças podem ser proibidas, através de decisões judiciais ou de legislação existente, de se encontrarem com as mesmas, ou de terem empregos que as aproximem de crianças ou, ainda, de possuirem computadores e/ou telefones celulares, de usarem a Internet, ou mesmo de possuir brinquedos infantis.
Muitas vezes, o criminoso é uma pessoa próxima à criança, que se aproveita da fragilidade da vítima para satisfazer seus desejos sexuais. Em outros casos, razões não-sexuais podem estar envolvidas. Por isto, o abuso sexual de crianças, por si só, não necessariamente indica que o criminoso é um pedófilo. A maioria dos abusadores, de fato, não possui interesse sexual primário por crianças. Estima-se que apenas entre 2% e 10% das pessoas que abusam sexualmente de crianças sejam pedófilas.
No Brasil
A lei brasileira não possui o tipo penal "pedofilia". Entretanto, a pedofilia, como contato sexual entre crianças e adultos, se enquadra juridicamente nos crimes de estupro (art. 213 do Código Penal) e atentado violento ao pudor (art. 214 do Código Penal), agravados pela presunção de violência prevista no art. 224, "a", do CP, ambos com pena de seis a dez anos de reclusão e considerados crimes hediondos.
Pornografia infantil é crime no Brasil, passível de pena de prisão de dois a seis anos e multa. Artigo 241, do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90): Apresentar, produzir, vender, fornecer, divulgar ou publicar, por qualquer meio de comunicação, inclusive rede mundial de computadores (internet), fotografias ou imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente. Em novembro de 2003, a abrangência da lei aumentou, para incluir também a divulgação de links para endereços contendo pornografia infantil como crime de igual gravidade[40]. O Ministério Público do país mantém parceria com a ONG SaferNet que recebe denuncias de crimes contra os Direitos Humanos na Internet e mantém o sítio SaferNet, que visa a denúncia anônima de casos suspeitos de pedofilia virtual.
A partir de 2007 os Conselhos Estaduais da Criança e do Adolescente, com a coordenação nacional da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, lançou uma ampla campanha para coibir a prática de crimes contra menores, através de denúncias anônimas feitas através do telefone 100. Em todo o país este número serve para receber as denúncias de abusos de toda a ordem - e os sexuais são a maioria dos casos[41].
Em 20 de dezembro de 2007 a Polícia Federal do Brasil, em conjunto com a Interpol, o FBI e outras agências de investigação desvendou o uso da Internet como meio para divulgação de material - para tanto usando da identificação dos IPs anônimos - tendo efetuado três prisões em flagrante e mais de quatrocentas apreensões pelo país - sendo esta a primeira operação onde foi possível identificar usuários da rede mundial de computadores para a prática pedófila no Brasil[42]
No mundo
O caso mais recente e de maior repercussão foi a busca por um pedófilo que aparecia em várias fotos abusando de menores. Cerca de 200 imagens com seu rosto digitalmente alterado foram divulgadas na Internet. Numa busca que envolveu especialistas em edição de imagens, afim de restaurar a imagem do rosto do procurado, o canadense Christopher Neil, 32 anos, foi preso e acusado por crime de pedofilia na província de Nakhon Ratchasima, em Korat, a cerca de 250 km a norte da capital Bangcoc, uma área turística da Tailândia. A captura começou quando investigadores captaram um telefonema de uma travesti tailandesa com quem Neil teve contatos no passado. A travesti, de 25 anos, que já alugou uma casa com Neil em outra região da Tailândia, colaborou com as investigações levado os policiais até a residência do acusado[43]. No mesmo dia a instrutora de tênis britânica, Claire Lyte, 29 anos, foi condenada pelo mesmo crime ao ser considerada culpada de manter relações sexuais com sua aluna de apenas 13 anos. Lyte deve receber a sentença pela condenação dentro de um mês[44].
Nas entidades religiosas
A Revista Veja, da Editora abril, edição nº 1982, ano 39, nº 45, de 15 de novembro de 2006, publicou uma reportagem nas páginas 112/114, sobre dois advogados norte-americanos, John Aretakis , de Nova Iorque e Jeff Anderson, de Minnesota, recordistas de clientes vítimas de abusos sexuais, tendo o primeiro patrocinado 250 ações, com indenizações no valor de um milhão de dólares obtidas da Igreja Católica e o segundo patrocinado hum mil ações, com indenizações no valor de 150 milhões de dólares, também, obtidas da mesma instituição religiosa. O caso mais famoso foi o do padre Mark Haight, de Albany, que estuprou um menino, diariamente, durante seis anos. Seguem-se os casos do padre James Porter, que molestou 28 crianças e foi condenado em 1993 a 28 anos de prisão, do padre Paul Shanley, que molestou uma menina durante três anos e foi condenado a doze anos de cadeia, do padre John Geoghan, molestador de mais de cem crianças, foi condenado a dez anos de prisão e do padre Rudolph Kos, que molestou onze crianças e a sua diocese pagou indenizações no valor de trinta milhões de dólares às vítimas. Anderson afirmou à Revista Veja: “luteranos, mórmons, testemunhas de Jeová, evangélicos...Diga-me o nome de qualquer grupo religioso e eu provavelmente já o processei”.
História
Um pretenso activismo pedófilo teria surgido nos Países Baixos, no final dos anos 1950, pelo trabalho do neerlandês Frits Bernard, que fundou um grupo tolerado naquele país, tendo se desenvolvido a partir da Revolução sexual dos anos 1970 e até o início dos anos 1980, sobretudo na Europa Ocidental e EUA.
Em 1979, uma petição apoiada por grupos não-pedófilos (sexólogos, homossexuais, feministas, trabalhistas) chegou a ser apresentada ao Parlamento neerlandês, sem sucesso. Várias alegadas entidades foram fundadas onde a legislação era tolerante ou omissa. A reação social passou a desmascarar as intenções dos indivíduos que utilizavam o discurso pró-pedofilia, o que levou os grupos de pedófilos neles imiscuidos a serem expulsos, a partir de 1994, da ILGA, a confederação mundial de grupos GLBT, que então proclamou oficialmente a dissociação de pedofilia e homossexualidade, rechaçando expressamente os portadores daquela anomalia. Novos grupos, em países como Alemanha e Países Baixos, sobreviveram, centrando sua ação basicamente na Internet, dificultando sua captura e identificação.
Embora essas siglas pretendam existir e divulgar a pedofilia como algo normal, as polícias do mundo cada vez mais se unem no combate e prisão dos praticantes desse crime, desbaratando as redes internacionais de pedofilia.
Dialética do ativismo
Ativismo pró-pedofilia
Artigo principal: Activismo pró-pedófilo
O ativismo pró-pedofilo é um pequeno movimento que teve seu período mais ativo entre os anos 1950 e início dos anos 1990 e atualmente é mantido em sua maior parte através de sites na Internet.[45][46][47][48] Um de seus objetivos - de acordo com um de seus apoiadores, Frits Bernard - é defender a aceitação da pedofilia como uma orientação sexual ao invés de um distúrbio psicológico.[49]
Ativismo Anti-pedofilia
Artigo principal: Activismo anti-pedófilo
O ativismo antipedófilo abrange oposição aos pedófilos, activismo pró-pedófilo e outros fenômenos tidos como relacionados à pedofilia, como a pornografia infantil e abuso sexual de menores.[50] Muitas ações diretas classificadas como antipedófila envolvem demonstrações contra acusados de crimes de natureza sexual[51], grupos que advogam a legalização da atividade sexual entre adultos e crianças,[52] usuários de internet que solicitam sexo a adolescentes.
Pedófilos poderão ser punidos com até 30 anos de prisão


Agência Senado


BRASÍLIA - A comissão parlamentar de inquérito (CPI da Pedofilia) aprovou nesta quinta-feira (7) projeto de lei que tipifica o crime de pedofilia. A proposta pune com 16 a 30 anos de prisão quem praticar violência sexual contra crianças ou adolescentes, caso a vítima venha a morrer.

Denuncie

Porque Denunciar ?
Há esperança ?
Um abaixo-assinado está percorrendo o país no intuito de acelerar a aprovação de um projeto de lei que altera o artigo 241 do ECA, passando a prever punição para quem possui fotografias ou vídeos de pedofilia, mesmo que não compartilhe o material. O projeto de lei apresentado em 2005 pela CPMI da exploração sexual está parado na pauta de votações da Câmara dos Deputados.
Como a pedofilia virtual transcende fronteiras e as leis variam muito de país para país, enfrentar este problema requer conhecimento técnico, contribuição por parte dos provedores para bloquear sites criminosos e, acima de tudo, a colaboração de todos.
À exemplo de um casal de São José dos Campos, que há oito anos criou o site “Censura”, responsável por receber e fazer denúncias contra sites que contêm pornografia infantil (até hoje já foram localizadas 6,2 mil páginas), um grupo de Campo Grande (MS) resolveu entrar nessa briga, e passou a dedicar parte de seu tempo mapeando sites de pornografia infanto-juvenil e encaminhando as denúncias à policia federal nacional e internacional.
Hoje, o grupo tem o apoio do Centro de Defesa da Cidadania e dos DireitosHumanos (CDDH) – Marçal de Souza Tupã-i – e de outras entidades que lutam para garantir os direitos da criança e do adolescente. É também responsável por uma comunidade no Orkut denominada “MS Unido contra a pedofilia”, que conta com centenas de participantes, e recebe denuncias através deste site.
Seja um voluntário desta causa você também!!!! Entre em contato conosco através do Fale Conosco.
Dificuldades
No Brasil, mesmo quando um criminoso virtual é identificado, ele só será alcançado pela lei se estiver em território nacional, ou seja, se um brasileiro hospeda no exterior um site de pornografia infantil e naquele país isso não for crime, ele não será punido.
Apesar das dificuldades que temos no que se refere à punição do pedófilo, bem como dos limites relacionados ao seu tratamento no campo da saúde mental, temos muito a realizar para efetivar o enfrentamento da pedofilia na internet como uma das formas de violência contra crianças e adolescentes. Todos somos responsáveis pela disseminação de informações a fim de que a sociedade se sensibilize e possa refletir de forma a transformar a realidade.

Dique 100

Depoimento

Luiz Salvador de Miranda Sá Júnior
"Pedofilia é um transtorno do desenvolvimento da psico-sexualidade que resulta em uma pessoa experimentar atração erótica predominante ou exclusiva por crianças. A pedofilia pode ser homossexual ou hetero-sexual, conforme a pessoa afetada se sinta atraída por pessoa do mesmo sexo ou do sexo oposto.

Como sucede em todas as parafilias (perturbações qualitativas da psicossexualidade) é importante diferenciar a pedofilia, como tendência erótica, das condutas pedofílicas manifestas, situações concretas nas quais a pessoa afetada por este transtorno realizam sua tendência perturbada.

Algumas pessoas com transtornos da personalidade podem exercer condutas pedofílicas sem que tenham aquela tendência como traço importante de seu caráter (como acontece com pessoas deficientes, neuróticas, psicóticas, demenciadas ou sociopatas).

No outro extremo, convém não confundir as condutas pedofílicas manifestas com a satisfação ou, até, a adicção à pornografia pedofílica (como muitos jornalistas vêm fazendo de modo um tanto irresponsável). Ainda que seja importante ressaltar que o consumo de material pornográfico de natureza pedofílica, desde que empregue como modelos ou protagonistas crianças ou adolescentes, constitua na prática um incentivo às condutas criminosas, que não existiriam ou aconteceriam em muito menor quantidade não existisse o
comprador daquele material.

Contudo, parece necessário afirmar que a pedofilia e as condutas pedofílicas, em sua maior parte, são ocasionadas por uma condição psicopatológica que pode ser tratada. Esta deve ser a tônica das medidas educativas e sanitárias que deve fundamentar e nortear todas as campanhas sobre esta matéria. Mas pode haver condutas pedofílicas sem patologia, como
se dá na maior parte dos casos de exploração erótico-sexual de crianças e adolescentes".
Dr. Luiz Salvador de Miranda Sá Júnior
Psiquiatra

Datas Comemorativas

JANEIRO
• 01 - Confraternização Universal, Dia Internacional da Paz
• 06 - Dia de Reis, Dia da Gratidão
• 07 - Dia da Liberdade de Cultos
• 20 - São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro
• 21 - Dia Mundial da Religião
• 30 - Dia da História em Quadrinhos
• 31 - Dia do Mágico, Dia da Solidariedade

FEVEREIRO
• 14 - Dia Internacional do Amor (nos EUA Valentine's Day)
• 19 - Dia do Esportista
• 20 - Dia do Turista
• 24 - Terça-feira de carnaval (2009)
• 25 - Quarta-feira de cinzas (2009)

MARÇO
• 1a sexta-feira - Dia mundial de Oração
• 08 - Dia internacional da mulher
• 14 - Dia da Poesia
• 19 - Dia de São José
• 21 - Dia de Combate à Discriminação Racial
• 23 - Dia Internacional da Juventude
• 27 - Dia Internacional do Circo

ABRIL
• 02 - Dia Mundial do Livro Infantil
• 05 – Domingo de Ramos (2009)
• 09 - Execução de Dietrich Bonhoeffer (1945)
• 10 - Sexta-feira Santa (2009)
• 12 - Domingo de Páscoa (2009)
• 13 - Dia dos Jovens, Dia Internacional do Beijo
• 18 - Dia do Amigo
• 19 - Dia do Índio
• 21 - Dia da Juventude Evangélica
• 23 - Dia do Escoteiro
• 28 - Dia da Educação

MAIO
• 01 - Dia do Trabalho
• 2o Domingo - Dia das Mães
• 07 - Dia do Silêncio
• 24 - Dia do Vestibulando
• 27 - Pentecostes (2007)

JUNHO
• 04 - Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão.
• 05 - Dia da Ecologia e Internacional do Meio Ambiente
• 10 - Dia do Pastor/Pastora
• 07 - Corpus Christi (2007)
• 13 - Dia de Santo Antônio (festa junina)
• 24 - Dia de São João (festa junina)
• 29 - Dia de São Pedro (festa junina).
.


JULHO
• 10 - Dia da Pizza
• 13 - Dia Mundial do Rock
• 14 - Dia Mundial da Liberdade
• 20 - Dia da Amizade.
• 26 - Dia dos Avós (da vovó)

AGOSTO
• 2o Domingo - Dia dos Pais
• 04 - Dia do Pároco
• 22 - Dia do Folclore
• 24 - Dia da Infância
• 28 - Dia Nacional do Voluntário

SETEMBRO
• 07 - Independência do Brasil (1822)
• 08 - Dia da Alfabetização
• 14 - Dia da Cruz
• 21 - Dia da Árvore
• 22 - Dia Nacional da Juventude
• 27 - Cosme e Damião e Dia do Idoso

OUTUBRO
• 12 - Dia da Criança e de N.S. Aparecida, padroeira do Brasil
• 15 - Dia do Professor
• 16 - Dia Mundial da Alimentação
• 18 - Dia do Médico
• 24 - Dia Internacional da ONU
• 29 - Dia do Livro
• 31 - Reforma Luterana (1517) e Dia das Bruxas

NOVEMBRO
• 01 - Dia de Todos os Santos
• 02 - Dia de Finados
• 03 - Dia da Escola Dominical (1783)
• 15 - Proclamação da República (1889)
• 17 - Dia da Criatividade
• 19 - Dia da Bandeira
• 20 - Declaração dos Direitos da Criança
• 28 - Dia de Ação de Graças

DEZEMBRO
• 2, 9, 16 e 23 - 1o a 4o Domingos de Advento (2007)
• 06 - São Nicolau (Chegada do Papai Noel)
• 08 - Dia da Família
• 10 - Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
• 2o Domingo - Dia da Bíblia
• 20 - Dia da Bondade
• 23 - Dia do Vizinho
• 24 - Dia do Órfão
• 25 - Natal
• 26 - Dia da Lembrança
• 30 - Dia da Esperança, Reveillon

Festa Sem João com Jesus

SEM JOÃO COM JESUS
(vai ser bão a bessa sô !)

O Sem João Com Jesus é um programa que visa proporcionar aos jovens uma atividade no período junino... um período em que eles ficam muito ociosos, principalmente na noite de São João. Levando em conta que observei que outras igrejas (dessas que são renovadinhas) realizam alguns "forrós" neste período do ano... e alguns de nossos jovens acabam se misturando !! Foi ótimo para fazê-los lembrar de Jesus e esquecer de João (rsss) uma oportunidade de descontração e uma forma divertida de reunir os jovens. (algo que procuro ao máximo)

Reuni toda a direção JA e nos sentamos com o ancião e direção da igreja... achei importante deixá-los cientes de tudo que iríamos realizar e aproveitamos para pedir ajuda financeira e autorização para levarmos os equipamentos de som da igreja, cadeiras, mesas e outros materiais.Realizamos ano passado e provavelmente (dependendo de alguns fatores) vamos realizar novamente... Ele é realizado na véspera de São João... assim viramos a noite e o outro dia é feriado... para todos descansarem.

Ao chegar no sábado pela manhã na igreja os irmãos foram surpreendidos com um grande banner na fachada da igreja - com duas espigas de milho gigantes: Anunciando o evento mais inusitado já imaginado: SEM JOÃO COM JESUS... o slogan matuto que usamos serviu para dá um clima maior no programa.

Alugamos um salão de festa nas proximidades da nossa igreja. E espalhamos cartazes por todos os lugares que possam imaginar, em todas as igrejas do distrito e em quase todas as igrejas das proximidades.

Preparamos uma super decoração no salão, enfeitando com grandes folhas e palhas... Espigas de milho, chapéus de palha e quadriculados, cartazes em todas as paredes, faixas na avenida e outros. O clima era de um verdadeiro Arraial... O Arraial do Povo de Deus.

Organizamos uma Grande Equipe de Apoio, dividindo o pessoal em: sonoplastas, seguranças, coordenadores, equipe de louvor, palestrantes, recreadores, quebra-galho, portaria, caixa, e nós da Direção JA rastreando tudo, é claro.

Todos estavam uniformizados com roupas quadriculadas e um chapéu de palha, que tinha um grande letreiro escrito JESUS CRISTO. Preparamos muitas comidas típicas como: milho assado, milho cozido, canjica, pamonha, bolo de milho, pipoca... e outros lanchinhos que servimos para todos durante toda a madrugada. Vcs podem fazer como nós... pedimos ajudas das irmãs da igreja que contribuíram com os alimentos e o preparo e a igreja deu um dinheirinho para ajudar.

O programa inicia com muito louvor... deixando o jovem a vontade para louvar com palmas e coreografias dos nossos hinos adventistas (tipo cd do ano). Depois a direção JA subiu ao palco com um clima de muito entusiasmo, saudando a todos os presentes (o salão estava completamente lotado) e apresentamos um jogral.

Os jovens prepararam uma peça sobre a vida de Jesus... com cenas cômicas e outras super-espirituais. Depois vinheram mais jograis e outros textos foram expressos...

Iniciamos uma super gincana dividindo as equipes em 06 grupos, eles fizeram uma infinidade de atividades e realmente suaram a camisa... fizeram várias provas de ralação...subiram ao palco para cantar e até relataram o que o São João significava para eles.

Tivemos recadinho do coração e Ainda tivemos a escolha da Garota e do Garoto Espiga !!!!

Um dos grandes sucessos da noite foi a Super Hora Social... que envolveu a todos, inclusive os irmãozinhos da terceira idade. E se prolongou bastante... numa animação jamais vista. Sacudimos o salão. (NOTA: convidamos um grupo de jovens que já são experts no assunto para fazer)

Durante a noite, realizamos debates do tipo mesa-redonda sobre drogas, sexo, masturbação, espiritualidade, influencias, apostasia e outros. Fizemos um "Fala-Garoto" onde cada jovem podia falar, expressar suas dúvidas para os 4 palestrantes que convidamos, e ainda uma psicóloga, que também estavam presentes.

Teve muitos jogos e atividades informais... em alguns momentos deixávamos os jovens bem livres e a vontade. Lá para as 4 da manhã... apresentamos um filme de comédia (com classificação livre) para eles e todos adoraram. Dispúnhamos de um telão.

Quando o dia amanheceu reunimos todos os jovens para o centro do salão e cada um escreveu em um papelzinho (que era também em formato de espiga de milho) um pedido de transformação para sua vida. O momento ficou super-espiritual, queimamos no centro todos os pedidos, representando o Fogo Consumidor. Ao som de "Renova-me" e fizemos uma belíssima oração e após o Pai Nosso.

Servimos um café-da-manhã tropical com um buffet farto de frutas e mais frutas E a Equipe de Louvor entrou novamente, desta vez pelo salão... com muito louvor.

Gente... o programa aqui foi realmente uma benção... amanhecemos o dia e ninguém viu niguém nem piscar o olho. Não deixamos intervalos para que ninguém desviasse o pensamento ou sequer pensasse em ter sono ! Mas tudo só foi realizado porque contamos com a ajuda dos jovens, irmãos e muitos amigos.

O tema e o formato do programa, de logo choca um pouco. Mas, particularmente, eu gosto muuuuuuito de inovar. E os resultados são muuuuito positivos. No início a direção da igreja não nos deu muito crédito... sabe como é que é né... São João... pensaram logo que queríamos fazer um forró. Mas depois quando tudo se concretizou, todos ficaram muito felizes com o que viram. E contamos com a presença de todo o ancionato, a noite inteira. Todo mundo veio, só faltou nosso pastor. Todos nos apoiaram bastante.

Até hoje o pessoal comenta sobre esse programa e pede BIS, planejamos ele para 50 pessoas... mas vinheram mais de 300! Deus repetiu o milagre da multiplicação.

DETALHES
-Façam lembrancinhas para todos
-Organize bem as listas de alimentos
-Nós cobramos na bilheteria um valor de R$ 1,00 por pessoa (fica a vosso critério cobrar ou não, mas para fazer o programa se gasta um bom dinheiro)
-Invistam na decoração e na divulgação, promovam bem o evento... que todo mundo vai querer ir conferir. Já que não é comum adventista fazer este tipo de programa.

Espero que eu possa ter ajudado vcs... que tudo possa ser realizado com muita ordem e decência... e tão somente para glorificar o nome do Senhor Nosso Deus.

Um Forte Abraaaaço para Todos
MARCÍLIO ALBUQUERQUE
Paulista - PE

--------------------------------------------------------------------------
É assim... primeiro vc tem que deixar a igreja consciente que não é uma festa do mundo, a gente fez pipoca, quentão com suco de uva, bolos, rapaduras, milho verde, essas coisas que se come nessas festas e daí a gente faz uma gincana de brincadeiras tiradas dos sites adventistas jovens e um concurso para quem foi o mais brega vestido (obs. é BREGA não CAIPIRA). Neste ano anunciamos que teria fogueira na igreja (QUE ERA O FOGO DO CONSELHO NO FINAL) e pescaria, Mas apenas levamos uma vara de pescar e falamos que na verdade a pescaria já havia acontecido, pois Deus havia pescado todos para estar na festa com Ele e não nas coisas do mundo. Foi bem legal...

Um grande abraço...

Dani

--------------------------------------------------------------------------
QUENTÃO

Para ficar bom, vc pega o suco da uva de garrafa (sabe), coloca um pouco de água, laranjas partidas no meio, cravos e açúcar. Para nós é mais barato conseguir suco pq aki é a terra da uva, mas tenta fazer vai ser muito bom...

Dani
--------------------------------------------------------------------------

Olá, centralinos, como muitos haviam me pedido o programa da Festa Sem João Com Jesus, segue abaixo algumas idéias, não é bem um programa completo, mas dá uma idéia de como preparar. Ah, e se alguém tiver alguma idéia para acrescentar, por favor, fique a vontade. É sempre bom receber opiniões e sugestões, ok?

Roupa: brega, lembre-se não caipira, nem sempre o que é brega é caipira!

Alimentação: pipoca, amendoim com açúcar, milho, pinhão, quentão com suco de uva e laranja, bolos, cucas, doces, etc... ah, chá também.
Gincana: Faça brincadeiras, uma gincana bem legal, individual... sabe? obs. cuide para ter brincadeiras para as crianças também, para q elas não fiquem tristes e acabem atrapalhando os adultos.

Concurso: Faça desfile, divida por categoria, homens, mulheres, meninos e meninas e dê um prêmio para o eleito mais brega. Tenha um juri!

Foco: Ter Jesus como centro de tudo: Faça no inicio uma meditação para q os jovens tenham o coração ligado em Jesus e não nas coisas do mundo! Cantem musicas alegres tipo: A alegria esta no coração... Faça alguma dinâmica da importância de ter amigos cristãos e desse momento que estarão tendo, orem juntos e no final faça uma meditação com o pastor, cantem de mãos dadas e orem.
Não termine muito tarde e não façam fogueira para não se assemelhar demais com as festas de são joão.

No mais, deixe nas mãos de Deus e divirtam-se!

Um abraço!

Daniela

**Sugestão retirada dos arquivos da Central de Diretores JA

**OPINIÃO DO SOS LIDER JA: É uma sugestão legal, e dá pra se aproveitar muita coisa. A parte de virar a noite, assistir filme, e a venda de doces e salgados... isso tudo daí poderia ser modificado, a nosso ver e pela experiência dentro da IASD sabemos que nenhuma das três coisas é muito recomendado e/ou correto. A parte da coreografia - ainda mais com hinos - também seria dispensável... normalmente, vira bagunça. As encenações cômicas com a vida de Jesus não são recomendadas. Melhor errar pela omissão do que pelo excesso. No excesso não dá pra corrigir depois... Termine à meia noite, as atividades da social ou a mesa redonda do Fala Garoto podem substituir o filme, e os doces e salgados podem ser oferecidos pelas famílias e convidados. Não esqueçam: qualquer programação feita pela Igreja, usando o nome da Igreja, é um culto. Tem momento espiritual, tem que priorizar o testemunho. Reverência não precisa ser sinônimo de chatice. Respeito é bom e DEUS GOSTA. No mais, acreditamos que dá pra fazer uma linda e SADIA programação. Bom junho a todos.

Estudo, O que é Aduterio

O que é ADULTÉRIO ?
O adultério é expressamente proibido no sétimo mandamento, “Não adulterarás.” (Ex 20.14 e Dt 5.18)
Mas, o que é mesmo adultério?
A definição é claríssima: “Infidelidade conjugal; amantismo, prevaricação.”
O diabo tem investido alto na grande missão de tornar o adultério algo comum, normal, aceitável por todos. Veja-se, por exemplo, os filmes, programas e em especial as novelas nacionais, o adultério esta sempre presente; transmitindo uma imagem de correto ou de solução para problemas conjugais; a forma que é traçada as cenas, induzem aos telespectadores a aceitar e a torcer pelo casal adultero. É o diabo plantando no subconsciente coletivo a idéia desta prática, é lamentável, mas, tem sido muito bem sucedido em suas investidas.
No meio cristão, o adultério tem encontrado lugar, não é raro surgirem comentários estarrecedores desta prática em igrejas, abalando a boa moral da obra do Senhor.
O que leva o servo do Senhor a cair em tais situações?
A resposta mais acertada seria: “Falta de vigilância!”

O Senhor nos alerta a estarmos vigilantes: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26.41) O diabo está muito próximo (Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. 1Pe 5.8), ávido por brechas através da quais acessa o homem e o influencia a agir segundo a carne. O Adultério tem sua principal causa na falta de vigilância, o pecado abre acesso para a ação maligna na vida.
Há inúmeros fatores que facilitam ao cônjuge permitir que pensamentos impuros surjam em suas mentes, quando alimentados produzem o ato.
Enumero algumas:
> Más companhias:
“Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado!” (Sl 1.1 NTLH)
É preciso que saibamos escolher as pessoas que vamos constituir como amigos. Jamais devemos criar laços de amizades com pessoas que reconhecidamente são indignas, e, que vivem segundo os impulsos deste mundo pervertido. Há um provérbio popular que exprime grande sabedoria e realidade, observe:
“Diga-me com quem andas e direi quem és!”
Quem são teus amigos? Companheiros? Confidentes? Conselheiros? Orientadores? Devemos possuir a mente de Cristo e apenas os cheios do Espírito Santo possui a mente de Cristo e estão aptos a serem o nosso próximo, muito próximos. É necessário que haja limites e discernimento no agir.
> Concupiscência dos olhos:
“Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração.” (Mt 5.28 NTLH)
O Senhor Jesus falando às multidões faz referência ao adultério e foi taxativo ao afirmar: “Quem olhar uma mulher (homem) com desejo sexual, já adulterou com ela (ele)” este texto se aplica com o mesmo valor às mulheres.
Amados de Deus, se não tens estrutura suficiente para resistir aos desejos que surgem no interior, a melhor solução é evitar freqüentar determinados locais (praias, piscinas, etc). Jesus completa dizendo: “Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno.” (Mt 5.29 NTLH). Na realidade o Senhor não quer que você extirpe o olho, mas, que saiba usá-lo, que não seja instrumento de pecado. Se não tens força o suficiente, evite!
> Falta de sabedoria do cônjuge:
“Que os dois não se neguem um ao outro, a não ser que concordem em não ter relações por algum tempo a fim de se dedicar à oração. Mas depois devem voltar a ter relações, a fim de não caírem nas tentações de Satanás por não poderem se dominar.” (1Co 7.5 NTLH)
O sexo é uma prática que deve ser normal no seio do casamento, sua ausência por algum tempo, necessita do consentimento do cônjuge. Infelizmente, a falta de sabedoria tem encontrado lugar em muitas vidas e regras quanto à freqüência das relações sexuais são inventadas e determinadas como lei, a conseqüência é o surgimento de intrigas, que abrem brechas para a ação do maligno; este possui em suas mãos todo um universo de sexo a oferecer. Irmãos queridos ouçam as palavras ungidas do Apóstolo Paulo e deixem que o óleo do Espírito Santo seja derramado sobre vossas vidas.
A palavra adultério é usada também, figuradamente para exprimir a infidelidade do povo eleito para com Deus.
A pratica do sexo é restrita aos casais casados. Os solteiros que mantém uma vida sexual ativa estão em pecado e são destituídos da glória do Senhor.
O mandamento do Senhor para conosco é que sejamos santos! Firmes! (“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” Ef 6.13) o suficiente para não sermos abalados por nada que se levante contra a vida, enquanto, passamos por esta terra. Os costumes comuns aos filhos dos homens, jamais deve, encontrar lugar na vida dos filhos de Deus.
“Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.” Rm 8.37-39
Elias R. de Oliveira

Estudo, Masturbação é Pecado

MASTURBAÇÃO, pecado?
“Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma.” 1Pe 2.11
Neste texto, o Senhor expõe com grande clareza a condição do povo eleito, enquanto na terra: peregrinos e estrangeiros. Convivendo em uma sociedade licenciosa, moralmente decadente e profundamente influenciada pelas forças das trevas, que objetiva a destruição do caráter e bons costumes que devem compor a vida. Esta convivência é inevitável, é necessário trabalhar, estudar, comprar, vender e mais uma série de atividades diárias que devem seguir seu curso natural; os “escolhidos do Senhor” estão aptos a prosseguirem nesta caminhada, sem que venham a contaminar-se e/ou influenciar-se pelos novos valores disseminados pelas trevas. O Senhor, através das Escrituras Sagradas chama a nossa atenção para a situação e orienta-nos a sermos puros, em meio à impureza e demais manifestações pecaminosas comuns em nossos dias.
“Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.” Fp 2.15
É a era da liberdade, da quebra de conceitos, de novos estilos de vida; são os dias nos quais o diabo tem agido com todo poder e autoridade sobre os homens, levando-os a serem consumidores do sexo, apresentado explicitamente nas músicas, danças, nas novelas e filmes; na sensualidade da moda e na cobrança social. A banalização do sexo é tão grande, que adentra as portas das igrejas, a impureza é facilmente comprovada nos relacionamentos de muitos que se intitulam cristãos, infelizmente, considerada como normal. As relações sexuais antes do casamento; namoros sensuais; homossexualismo; masturbação e outros atos relacionados são enquadrados na condição de normal! É o diabo ditando as regras!
O que é masturbação? O Dicionário Aurélio define como: “Provocar o orgasmo pela fricção da mão ou por meio de instrumento próprio; onanizar-se; vício solitário; auto-erotismo.”
Na Bíblia não há referências condenatórias diretas a esta prática. No entanto, toda as formas de lascívia são condenadas. O ato da masturbação envolve todo um conjunto de fantasias eróticas e instrumentos próprios, em alguns casos, as revistas e filmes pornográficos são usados para despertar a sensualidade. Ao fazer uso desta pratica, abre-se a vida para o diabo agir, o Espírito de Deus se retira e a vida torna-se numa verdadeira desgraça.

Ouça o que diz o Espírito de Deus:

a) “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição (relação sexual ilícita), impureza (no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, luxuria, vida devassa), lascívia (luxúria desenfreada, excesso, licenciosidade, libertinagem, caráter ultrajante impudência)...” Gl 5.19
Os pecados relacionados à sensualidade são os primeiros a serem listados; fica claro que é uma área de máxima importância para o diabo, que astutamente desperta no homem a libido, que o leva para as práticas imundas relacionadas ao sexo em seus muitos segmentos.
b) “Ouvistes que foi dito: Não adulterarás (Ser um adúltero; cometer adultério com; ter relação ilícita com a mulher de outro)”. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura (ter um desejo por; anelar por; desejar; cobiçar), no coração, já adulterou com ela.” Mt 5.27,28
Como controlar a “cobiça”, quando as mulheres fazem questão de usar roupas sumárias, com o único objetivo de despertar os desejos nos homens? É preciso mortificar a carne (Rm 8.13) e cultivar uma vida espiritual santa. A nossa mente precisa ser a de Cristo (1Co 2.16), desta forma, resistiremos os pensamentos impuros que surgem.

c) “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Mt 6.22,23
“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência (desejo, anelo, anseio, desejo pelo que é proibido, luxúria) da carne, a concupiscência (desejo, anelo, anseio, desejo pelo que é proibido, luxúria) dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” 1Jo 2.15,16
Os olhos são “lâmpada do corpo”, e se usado para contemplar as manifestações pecaminosas, com certeza será refletida na vida e o pecado virá à tona. É preciso que o Servo de Deus, não se contamine com a impureza patrocinada e apresentada pelo diabo nas mais diversas formas.
“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tg 4.7
d) “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões (desejo, anelo, anseio, desejo pelo que é proibido, luxúria) que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” 1Pe 1.13-16
Pedro em sua epistola, aconselha com grande clareza e simplicidade aos servos do Senhor a serem santos; abandonando definitivamente as paixões comuns à vida dos filhos das trevas. Encorajando-os a viverem em santidade, segundo o Senhor.
Aos cheios do Espírito Santo de Deus, não resta dúvida, a prática da masturbação é pecado! Aqueles que persistirem neste caminho receberão em vossos corpos a condenação por contrariar os princípios divinos.
O desejo sexual é comum a todos os homens, não representa pecado. A prática de qualquer forma relacionada ao sexo deve ser restrita ao casamento. É inconcebível que o Servo de Deus faça uso da masturbação em sua vida, seja qual for o motivo apresentado; não há justificativa forte o suficiente para que seja aceita por Deus. Brechas são abertas e a ação do maligno se manifesta.
Veja mais:
"Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” 1Co 6.18-20
“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” 1Ts 4.3-7
Irmãos amados sejam sensíveis à voz do Senhor e não permitam que vosso corpo seja desonrado pelas práticas e ações comuns unicamente aos filhos das trevas. Reflita em vossa vida a luz do Pai Eterno em meio a este povo escravizado por espíritos imundos.
MASTURBAÇÃO = PERTURBAÇÃO, esta se pedindo... Pq tanta perturbação na minha vida??? Sou fiel a DEUS, tenho todo dia um problema novo!!! Lembre-se.... Masturbação = Perturbação!!!
Elias R. de Oliveira

Como Melhorar o Culto Já

COMO MELHORAR O CULTO JÁ

O Culto JA não é a única tarefa do Ministério Jovem, mas ocupa um lugar extremamente importante. Ele é o momento onde os jovens se desenvolvem, se abrem para toda a igreja, se envolvem e tem momentos de adoração. Diante disso, é preciso buscar maneiras de desenvolvê-lo.
Muitos líderes tratam o Culto JA como uma atividade opcional, e ai está o segredo do descrédito do programa em muitas igrejas. Alguns tratam o Culto JA como um show que só deve ser feito quando existem estrelas para participar (Um grupo, um orador, etc.).

Outros o encaram como um compromisso desgastante demais que não pode ser realizado todo o Sábado porque não existem idéias, público, colaboradores, e por isso é cansativo. Alegam que não há fôlego para um ano, sendo assim, é melhor ir devagar.

É importante pensar, porém: é justo oferecer apenas shows à igreja, e deixa-la sem programa quando eles não existem? Será justo deixar de fazer o Culto JA por considera-lo desgastante? Será que este é o único programa desgastante da igreja?

O que diríamos se um Pastor distrital decidisse fazer o culto de oração da Quarta a noite apenas uma vez por mês, ou se a equipe da Escola Sabatina fizesse seu programa quinzenalmente? Isso parece absurdo, não? E porque muitas vezes achamos que com o Culto JÁ é diferente?

Para que ele ocupe seu verdadeiro papel é preciso que o Departamental de Jovens dê a ele uma atenção especial, a ajude seus líderes, com nas seguintes questões:

PLANEJAMENTO

Para evitar confusões, tensão, falta de idéias e desmotivação da equipe JA, o segredo é gastar tempo estudando o que fazer com antecedência. Boas reuniões não acontecem por acaso. São fruto de planejamento com dedicação de tempo e esforço.

O líder JA pode organizar o planejamento dos Cultos JÁ reunindo sua equipe e montando um calendário com duas ênfases:

a. Anual - De forma geral, apenas separando as datas que não podem ser esquecidas, ou aquelas que já estão confirmadas durante o ano, para que não haja conflito com outros programas.

b. Trimestral - Definindo cada programa do trimestre. É preciso levar em conta o calendário anual e definir os temas, locais, participações e programas especiais. A reunião para definir este planejamento deve ser realizada pelo menos um mês antes do início do trimestre.

Ao organizar este planejamento, tendo em vista a realização do Culto JA semanalmente, o líder JA pode dividir estilos diferentes de programas a cada Sábado do mês, repetindo a fórmula a cada mês do ano. Por exemplo:

. 1º Sábado do mês - Culto JA com a equipe do departamento. Pode ser montado um super programa, pois é praticamente o único no mês feito integralmente em cima da criatividade da equipe JA;

. 2º Sábado do mês - Culto JA Musical - Grupo, solista ou coral convidado. Não é trabalhoso. É só convidar, promover e deixar acontecer.

. 3º Sábado do mês - Culto JA de envolvimento - Mesa redonda, seminário, dinâmica de grupo, etc., com um tema especial. Também não é trabalhoso. É só definir o tema, promover e administrar o andamento das partes;

. 4º Sábado do mês - Culto JA feito por algum departamento convidado. Existem departamentos que sempre se dispõem a fazer programas, até mais de um, se necessário, como:

. Ministério da Criança
. Ministérios da Mulher;
. Desbravadores;
. Aventureiros;
. Minnistérios da família;
. Ministérios da Saúde;
. Ministério Pessoal;
. Música;
. Ancionato;
. Diaconato;
. Pastor Distrital;
. Etc.

Você pode até argumentar, que esta forma de planejamento para o Culto JA pode fazer com que ele perca a característica jovem. Seu argumento tem lógica. Esta é uma sugestão para lhe ajudar quando há dificuldade para montar programas.

Mas, se a equipe pode preparar uma programação com a cara jovem para os 52 sábados do ano, ai sim, você tem a fórmula ideal.

Ao organizar um planejamento para o Culto JA, de forma que ele seja bem bolado, existem três passos fundamentais. Eles darão menos trabalho e mais originalidade.

Oração

Antes da seleção final do conteúdo do culto jovem, orar por orientação divina para estabelecer:

a. O propósito do programa;

b. Sua forma e conteúdo;

c. Os participantes.

Propósito

a. Qual a necessidade ou problema mais urgente que os jovens da igreja estão enfrentando no momento?

b. Como o departamento JA poderá suprir esta necessidade?

Quando a equipe JA definir as respostas para cada uma destas duas perguntas, terá alcançando o propósito principal do programa que está preparando. O programa deve ser montado colocando como base estas respostas.

Programa

É importante lembrar que é o conteúdo do programa que constrói ou destrói o culto jovem.

Para que ele seja bem construído é preciso:

. Fazer de Cristo o centro de todo o programa;

. Escrever toda a seqüência da programação e entregar cópias para a equipe JA e demais participantes;

. Longas pausas "matam" o programa;

. Apesar da prioridade espiritual, os programas também devem ser animados, atraentes e interessantes.

Ao planejar o programa que será realizado semanalmente, é preciso aplicar os requisitos abaixo. Eles darão o êxito desejado.

O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA

Definir o formato

Para tornar o Culto JA mais eficiente e menos trabalhoso é necessário sistematizar seu funcionamento estabelecendo as partes fundamentais, de modo que seja fácil montá-lo. Por isso, você vai conhecer agora a fórmula BOLETIM.

Cada letra da palavra significa uma parte que deve ser desenvolvida durante o programa. A ordem pode ser variada sempre que desejado. O importante é não perder tempo pensando em como construir o programa.

BOLETIM é uma fórmula que envolve todas as principais ênfases e propósitos do Ministério Jovem e também do próprio Culto JA. Conheça cada uma das partes:

. Bíblia (7 min):
. Oração (5 min):
. Louvor (7 min)
. Envolvimento (10 min)
. Testemunho (7 min)
. Incentivo/informações(5 min)
. Mensagem (15 min)

Tempo Total do programa - 56 min.

Definir o tema

Deve haver sempre um motivo para a realização do Culto JA, de modo que todos possam sair orientados ao final.

Procure definir os temas que serão usados nos encontros através de:

a. Sugestões contidas na revista Ação Jovem;

b. Reuniões da equipe JA;

c. Pesquisa junto aos jovens;

d. Notícias importantes;

e. Datas comemorativas;

f. Calendário da Associação/Missão e da Igreja;

g. Consultas ao Pastor e à liderança da igreja;

h. Etc.

Propaganda

A presença dos jovens ao culto jovem é proporcional à promoção realizada, por isso é preciso caprichar. Dentre outros, podem ser utilizados estes recursos:

a. Cartaz com o título do programa;

b. Gravação bem trabalhada para ser apresentada no momento dos anúncios e ao final do culto divino;

c. Distribuição de convites criativos à saída (papéis enrolados em forma de pergaminho, guardanapos, caixas de fósforo ou outros que tenham a ver com o título do programa);

d. Anúncios feitos pelo diretor JA;

e. Colocação de um objeto que chame a atenção e tenha a ver com o título do programa em frente à igreja;

f. Cumprimentos junto à porta, ao final do culto, convidando pessoalmente os membros;

g. Etc.

É preciso evitar, porém:

a. Anúncios genéricos - Eles demonstram que a programação não foi planejada e afugentam o público;

b. Pessoas mal informadas ou despreparadas fazendo o anúncio do programa - Elas põe a perder tudo o que foi preparado.

Esforço

Todo o sucesso tem o seu preço. Não dá para acreditar no êxito fácil ou casual. A dedicação é o preço a ser pago.

O líder precisa ser o regente da equipe, coordenando o esforço de cada um em sua função e buscando a harmonia no grupo. É preciso dividir tarefas, estimular, incentivar e cobrar.

Ensaio

a. O ideal é estabelecer um horário e local para ensaios, pelo menos uma semana antes da reunião. Então, explicar a cada um a parte que deve desempenhar, supervisionar a propaganda e poupar o suor e as lágrimas dos imprevistos de última hora. É importante telefonar, avisando os envolvidos na programação e passando a eles as informações necessárias.

b. A experiência tem mostrado que programas bem ensaiados são melhores. Uma hora gasta em ensaiar uma reunião antes da sua apresentação fará maravilhas ao burilar os programas e revelar as imperfeições. Além disso, o ensaio leva cada um a se sentir à vontade, permitindo ao organizador a oportunidade de fazer sugestões para melhorar.

Participação

a. Nenhum Culto JA irá sobreviver por muito tempo se o responsável é o único que toma parte, ou ainda se o mesmo grupinho de três ou quatro jovens participa todas as semanas. As melhores reuniões são aquelas onde vários jovens, de formações ou grupos diferentes participam;

b. Definir quantos participantes serão necessários e o que vão fazer para o sucesso do programa;

c. Usar principalmente os jovens para participar;

d. Instruir os participantes quanto ao que se espera deles:
. Sentar na primeira fila;
. Cuidar para que não haja espaços vazios depois da introdução;
. Não deixar para afinar os instrumentos musicais no momento da apresentação;
. Falar com clareza e firmeza para que todos possam ouvir.

Pontualidade

a. Para iniciar o programa - Ninguém gosta de ir a um encontro onde sabe que vai ficar esperando ou assistindo a ensaios e ornamentações, e pior ainda, quando tem de esperar do lado de fora. Isto afugenta o público e desrespeita a Deus. É importante procurar manter um padrão de horário para começar e cumpri-lo.

b. Para encerrar o programa - O melhor é encerrar deixando os assistentes com o gostinho de "quero mais". No caso de prolongamento do tempo, é melhor cortar o programa e encerrá-lo, do que "queimá-lo". É melhor que a reunião seja curta e proveitosa, do que longa e cansativa. O tempo ideal para um programa é de 1h a 1h15min.

Andamento

Um dos segredos para as boas reuniões é manter "as coisas andando".

a. Não permitir que ocorram quaisquer interrupções; ou que alguma parte da programação se prolongue até que todos os presentes se sintam cansados ou entediados. O final do programa deve ser o seu clímax.

b. Não permitir que os assistentes tenham tempo entre as partes para adivinhar o que virá em seguida.

CONTEÚDO FIXO COM FORMA VARIADA

Para evitar a rotina, que tem deixado muitos Cultos JA desinteressantes e desanimadores, existem três dicas básicas:

a. Variar a ordem do programa - trocar as partes de lugar;

b. Introduzir variedades nas partes do programa - realizar as partes de sempre de forma diferentes.

c. Procurar criar atividades novas que se identifiquem com os jovens.

Algumas sugestões para ampliar às alternativas das partes básicas do Culto JA, mantendo-o dentro do BOLETIM:

Bíblia (7 min):
. Texto escolhido na linguagem de hoje;
. Versões diferentes (explicar);
. Bíblia mais antiga/nova;
. Textos difíceis;
. Pessoas falam o verso favorito e por quê;
. Curiosidades Bíblicas;
. História de como a Bíblia transforma vidas;
. Sugestões de quem lê a Bíblia com prazer;
. Leitura Bíblica:
. Um leitor;
. Dois leitores;
. Jogral;
. Quatro leitores alternadamente;
. Leitura responsiva por rapazes e moças;
. Leitura responsiva feita por um lado do auditório de cada vez;
. Leitura por família;
. Leitura ilustrada. A medida que a leitura vai sendo feita as imagens a ilustram;
. Usar um fundo musical caracterizado.

Oração (5 min):
. Oração dois a dois;
. Como orar;
. Oração silenciosa;
. Tipos de oração;
. Pedidos especiais;
. Oração na Bíblia;
. Orações respondidas;
. Oração em cadeia;
. Corrente de oração;
. Pessoa escolhida orando;
. Alguém que teve uma oração respondida;
. Oração responsiva;
. Oração em grupo ou família;
. Oração membro + visita;
. Oração cantada;
. Pedidos de oração em uma frase;
. Amigo secreto de oração;
. Orações por problemas específicos;
. Momentos de promessas sobre a oração;
. Pessoas de diferentes grupos a cada semana para orar. Avós, pais, jovens, solteiros, universitários, juvenis, etc.;
. Oração feita por três pessoas. Uma responsável pelo louvor, outra por ações de graças e a terceira pela intercessão;
. Oração infantil.

Louvor (7 min)
. Cântico congregacional;
. Música especial;
. Música com um instrumento raro;
. Monólogo - letra lida enquanto a música é tocada;
. Hino ilustrado - enquanto é cantado imagens o ilustram;
. Dados sobre música;
. Cântico novo;
. Louvor na Bíblia;
. Talento musical;
. Projeto serenata;
. Concurso musical;
. Noções elementares sobre música;
. Conhecendo instrumentos musicais;
. Hinos e cânticos conhecidos e tocantes;
. Aprender músicas e cânticos novos;
. Moças cantam uma estrofe e rapazes outra;
. Dividir o auditório em duas partes;
. Preparar história de hinos que tenham ligação com as partes apresentadas;
. Usar cânticos em ritmo marcial, hinos devocionais, etc.;
. Usar Slides, Transparências, Apresentações em Power Point, com hinos;
. Hinos em ordem alfabética (tomar por base algum hinário);
. Participação de crianças;
. Música instrumental;
. Solos;
. Duetos;
. Trios;
. Quartetos;
. Conjuntos;
. Festivais (solos ou duetos inéditos, quartetos, conjuntos, corais, etc.);
. Selecionar as músicas para evitar os exageros.

Envolvimento (10 min)
. Atividades de grupo;
. Conheça seu irmão;
. Saudação aos visitantes;
. Concursos:
. Por idades;
. Por equipes;
. Curiosidades da Bíblia;
. Devoção Matinal;
. Concurso de oratória - tema no início do programa, mensagem no final;
. Se fizer um concurso com duração além de um programa, não ultrapasse dois meses para não perder a motivação;
. Gincana:
. Entre idades;
. Equipes livres;
. Entre GAJAs;
. Divisão por sorteio:
. Atividades sugestivas:
. Dividir partes dos cultos JA entre as equipes;
. Cegos com Bíblia em Braile;
. Discurso de uma pessoa que nunca falou em público;
. Trazer ex-Adventistas;
. Trazer alguém importante da região e homenagear-lhe;
. Casal para cantar um dueto;
. Alguém que toque harpa junto com alguém que cante;
. Bíblias antigas;
. Visitas a hospitais;
. Alimentos e objetos para as Dorcas;
. Etc.
. Evite:
. Imitar a televisão;
. Torcidas dentro da igreja (Não incentive nem permita);
. Tarefas que não tenham ligação com atividades religiosas ou espirituais.

Testemunho (7 min)
. Por que sou Adventista;
. Uma benção da semana;
. História de minha conversão;
. História missionária;
. Alguém que venceu um mau hábito ou pecado;
. Jesus no dia a dia - como Jesus influencia o dia a dia;
. Testemunho em vídeo.

Incentivo/informações(5 min)
. Ano Bíblico;
. Meditação matinal;
. Lição da Escola Sabatina;
. Curso de leitura JA / Juvenis;
. Presença nos programas;
. Programas que vem aí;
. Jornal JA;
. Resultados de atividades;
. Informações:
. Interrupções planejadas;
. Recursos audiovisuais;
. Perguntas e respostas;
. Apresentar como se fosse notícia;
. Duas pessoas dando o anúncio em uníssono ou de forma alternada;
. Entregando cartão escrito no sábado pela manhã;
. Gravar em cassete a mensagem;
. Desenho num quadro negro;
. Cartaz.

Mensagem (15 min)
. Meditação;
. Ação Jovem;
. Dinâmica de grupo;
. Painel;
. Um recado de Ellen White;
. Pregador Juvenil;
. Encenação;
. Um orador;
. Alguns oradores;
. Perguntas e respostas;
. Vídeo;
. Slides;
. Entrevista;
. Mesa redonda;
. Reportagem;
. Lições objetivas;
. Debate:
. Palestrante especializado;
. Discussão entre os jovens com apresentação das definições;
. Discussão pública;
. Perguntas a um grupo preparado para responde-las;
. Temas interessantes:
. Recreação;
. Cinema/ TV/ Filmes;
. Casamento;
. Profissões;
. Amizades;
. Moda;
. Jogo;
. Sexo;
. Namoro;
. Drogas;
. Homossexualismo / Lesbianismo / Bissexualismo;
. Masturbação;
. Música;
. Pecado;
. Tentação;
. Etc.

É importante variar,também, de vez em quando, o local:
. Ar livre;
. Beira de um rio;
. Bosque;
. Beira de um lago;
. Sítio;
. Em outras Igrejas;
. Praça pública;
. Asilo;
. Na casa de um jovem;
. Em uma Creche.

Mais idéias...

Ainda existem outras idéias que podem variar, embelezar e tornar mais atrativo o Culto JA, aqui vai mais uma lista. É importante lembrar que elas sempre devem ser encaixadas dentro da fórmula do BOLETIM, e dentro do tempo designado para realizá-las:

01. Apresentação e recomendação de livros: Bons materiais de assuntos jovens.

02. Hinos favoritos: Hinos que marcaram a vida de alguma pessoa. Envolva o auditório cantando.

03. Minha Conversão: Relato ou encenação da história da conversão de alguns jovens.

04. A história de minha vida: fatos que marcaram a vida de alguém.

05. Textos favoritos: Um grupo de jovens que leia o seu texto preferido e explique o porquê.

06. Histórias favoritas: Histórias inesquecíveis para alguém relatadas à igreja.

07. Painel de perguntas e respostas: Escolha um coordenador, perguntas por escrito e um bom grupo para responder às perguntas.

08. Cartas JA: Cartas para outras sociedades JA.

09. Partilha tua fé: Os jovens saem por 30 min. a um local definido para distribuição de literatura, depois voltam para troca de experiências.

10. Dia do pai ideal - Dia da mãe ideal.

11. Programa de colportores.

12. Programa de profissões.

13. Gincana JA: De curta duração, e com tarefas espirituais ou assistências.

14. Momentos de poder: Um espaço para a comunhão e oração.

15. Jornal JA: Notícias da igreja local, mundial e da ciência.

16. Entrevistas: Com alguém que seria interessante a igreja conhecer melhor.

17. Programa da amizade: Dos homens para as mulheres e vice versa

18. Minuto profético: Explicações rápidas de profecias da Bíblia.

19. Homenagem do Dia: Aproveitar as datas importantes da semana relativas a profissões e convidar alguém abarcado por elas que não seja Adventista para ser homenageado e entrevistado. Ao final doar um "Caminho a Cristo", "Paz na Tempestade", "Terceiro Milênio", etc.

20. Conheça seu irmão: Entrevistar membros da igreja que tenham atividades religiosas ou profissionais interessantes, com o objetivo de passar orientações aos jovens. Ao final abra um espaço para as perguntas.

21. Cultura Geral: Rápidas dicas sobre natureza, plantas, astronomia, etc.

22. É importantíssimo lembrar que:
. Os jovens e juvenis devem participar nos programas.
. Os jovens gostam de colorido, ação, surpresa e variedade.
. Ano bíblico e os ideais JA devem ser promovidos a cada Sábado.

Para matar o Culto JA

Também existe uma fórmula para matar o Culto JA. É interessante ler só para ficar longe dela:
a. Começar tarde;

b. Prepara-lo de última hora;

c. Preparar o material de apoio (som, vídeo, ornamentação, etc.) no último momento;

d. Falar tão suavemente que ninguém escute;

e. Misturar o religioso com o secular;

f. Torná-lo longo demais;

g. Deixá-lo cansativo;

h. Não usá-lo para oferecer alimento espiritual

Classificação das Vozes

Classificação das vozes
por Desconhecido

Na ópera, não temos somente um tipo/tom de voz para cantores, mas vários deles, que vão das tonalidades mais agudas até as mais graves. Descrevo abaixo os tipos que são atualmente utilizadas nas representações:

Vozes Femininas:

• Soprano: É a voz mais aguda por parte das mulheres. Muitas óperas tem o nome da própria soprano como título (Ex.: Tosca, Madame Butterfly, Manon Lescaut, Turandot...). Segundo alguns amantes da Ópera, existem dois tipos de sopranos: aquelas no qual o timbre de sua voz, de tão melodiosa e suave, confunde-se com a própria música da orquestra, e aquelas que são tão soltas, fortes e indomáveis que acabam por levar a platéia ao delírio, em interpretações que se tornam históricas (este era o caso de Maria Callas).

• Mezzo-Soprano: É como uma soprano, mas possui um tom de voz levemente mais grave do que a mesma. Pode representar diversos papéis dentro de uma Ópera, como irmã, amiga, ou às vezes até inimiga ou rival da soprano. Uma das mais mais famosas mezzo-sopranos do século é a espanhola Tereza Berganza. Ela inclusive apresentou-se em 1992, na abertura dos jogos olímpicos de Barcelona, juntamente com Plácido Domingo (Tenor), José Carreras (Tenor), Giácomo Arragal (Tenor), Juan Pons (Baixo) e Monserrat Caballé (Soprano).

• Contralto: É a voz feminina mais grave da ópera. Geralmente ocupam papéis de mulheres mais velhas (como é o caso do baixo para os homens), que exige maior imponência. Se houver, na Ópera, alguma matriarca, provavelmente será uma Contralto.

Vozes Masculinas:

• Tenor: É a voz mais aguda por parte dos homens. Os papéis de maior importância, com raríssimas exceções, sempre são destinados à eles, que em conjunto com as sopranos, formam os protagonistas da História. (Ex.: Calaf, Rodolfo, Otello, Nemorino...)

• Barítono: É uma voz intermediária entre o Tenor e o Baixo. Os Barítonos são, na maioria das vezes, os vilões da História (Quem não se lembra do “Barão Scarpia”). Tem voz mais macia que a do tenor, porém mais imponente, quando necessário. E sempre disputa a amada com o Tenor.

• Baixo: É a voz com tonalidade mais grave da Ópera, atingindo certas vezes tons muito abaixo dos tenores ou até mesmo dos barítonos. Por possuir estas características, os papéis que melhor se encaixam são os de Pai, nobre e generais, pois transmitem muito peso.

2° Louvorzão do Coral Jovem Renascer

CINCO INGREDIENTES INDISPENSÁVEIS PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA DE DEUS

CINCO INGREDIENTES INDISPENSÁVEIS PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA DE DEUS

1 - Visão
2 - Oração
3 - Relacionamentos Firmes
4 - Estratégia
5 - Ação

1 - VISÃO

O ingrediente número um para que a obra de Deus seja feita é a visão.
O arquiteto, antes de construir, desenha planos - faz um projeto completo. Deus, antes da criação do universo tinha um propósito eterno, uma clara e definida visão do que queria construir para a eternidade. Ef 1:4-14.
Jesus, ao vir ao mundo, antes de iniciar seu ministério, tinha uma clara visão do que vinha edificar.
A palavra que sintetiza a VISÃO DE DEUS e do Senhor Jesus é a palavra IGREJA.
Cristo declarou: “...Eu edificarei minha Igreja...” Mt 16:18

O QUE É A IGREJA?

Hoje, equivocadamente, se chama Igreja a um edifício material onde as pessoas se reúnem para realizar um culto ao Senhor. (Esses lugares não são nem igreja, nem templos, nem casas de oração).
A igreja é a comunidade de homens e mulheres que, reconhecendo a Cristo como Senhor, têm nascido de novo e juntos formam o povo de Deus.

A) - AS TRÊS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA - Rm 8:28,29

- Qualidade - Ef 1:4; 3:16,17; 4:13:22-24ss; 5:25-27.
- Unidade - Ef 1:9-10; 2:14-16; 3:6,7,18 e 19; 4:1-6;1 3-16.
- Quantidade - Ef 1:13; 2:11-13,17; 3:8,9; 6:18-20.

• Em João 17:
v. 15-17 - Qualidade ----> “... Santifica-os...”
v. 21-23 - Unidade -----> “...para que todos sejam um...”
v. 21 - Quantidade --> “...para que o mundo creia...”

QUALIDADE que produz UNIDADE que produz QUANTIDADE

• Em 1 Coríntios 3:
v. 12 - Qualidade -----> “... ouro, prata, pedras preciosas ...”
v. 3-8 -Unidade ------> (a falta de unidade revela falta de qualidade) “...sois carnais...”
v. 10 - Quantidade ---> “...cada um veja como edifica...”

• Em Apocalipse 21:9-21:
Visão da Igreja, da Esposa do Cordeiro: “...me mostrou a grande cidade santa...” (v. 10). Na descrição que segue da Igreja se pode ver as três características de qualidade, unidade e quantidade.

B) - A COMUNIDADE QUE DEUS SE PROPÔS LEVANTAR

De acordo com as Sagradas Escrituras, Jesus Cristo quer levantar uma igreja gloriosa e santa, sem mancha, nem ruga ou coisa semelhante (Ef 5:26,27); edificada com ouro, prata e pedras preciosas (1 Coríntios 3:11-15); até que todos cheguemos ... à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4:13). Em termos práticos isto significa uma igreja integrada por famílias que vivem em paz e harmonia. Maridos ternos, sábios, amáveis. Esposas submissas, de caráter afável e aprazível. Filhos respeitosos e obedientes. Rapazes e moças que cheguem virgens ao casamento. Anciões honráveis e venerados pelos mais jovens. Crianças felizes criadas no amor e temor do Senhor. Homens trabalhadores, responsáveis, diligentes e fiéis. Mulheres virtuosas, alegres, cheias de boas obras. Um povo diferente, formado por discípulos que aprendem a ser humildes, pacientes, mansos, justos, generosos, sinceros, bons, felizes, honrados, íntegros. Discípulos cujo estilo de vida é amar, perdoar, servir, confessar suas faltas, obedecer, cumprir, sujeitar-se às autoridades, pagar seus impostos, ser sempre verazes, confiar em Deus, amar seu próximo, ajudar, compartilhar com os necessitados, chorar com os que choram, alegrar-se com os que riem, ser um com os irmãos, devolver bem por mal, sofrer as injustiças, dar graças sempre por tudo, vencer a tentação, viver no gozo do Senhor, orar sem cessar, dar testemunho de Jesus Cristo, ganhar outros para Cristo, fazer discípulos, pôr seu dinheiro e seus bens a serviço dos irmãos, e sobre todas as coisas, amar a Deus com todo o seu ser. Na medida em que progredimos em qualidade, progrediremos em unidade. Porque a unidade é fruto da qualidade, assim como a divisão é evidência de imaturidade e carnalidade (1 Coríntios 3:1-4). Os filhos de Deus como irmãos que somos, devemos formar uma só família aqui na terra, a família de Deus.

Unicamente assim devolveremos ao Evangelho sua plena credibilidade diante do mundo. “...Que todos sejam um...para que o mundo creia...” (Jo 17:21).

C) - A VISÃO DA IGREJA É DERIVADA DA VISÃO QUE SE TEM DE DEUS

QUALIDADE eqüivale a SANTIDADE.
Por que santidade? Porque Deus é santo.
Por que unidade? Porque Deus é um.
Porque quantidade? Porque Deus é grande e é AMOR.
A visão vem por revelação: Ef 1:16-18; 3:1-6.

D) - TRÊS ASPECTOS DA IGREJA

FAMÍLIA: dimensão horizontal e eterna (Ef 2:19; 3:15) Somos uma família, uma congregação.
TEMPLO: dimensão vertical e eterna (Ef 2:20-22) Somos um templo ou vamos ao templo?

CORPO: dimensão funcional e temporal (Ef 1:22,23; 4:12-16) Funcionamos como um corpo?

Como CORPO devemos funcionar para edificar a igreja em sua dupla dimensão eterna FAMÍLIA e TEMPLO.
CONCLUSÃO: Tenho a visão ou um conceito da visão?

A visão produzirá em mim:
TRANSFORMAÇÃO = viver a visão
PAIXÃO = arder pela visão
COMPROMISSO = viver para a visão
SACRIFÍCIO = morrer pela visão

2 - ORAÇÃO

Este é o segundo ingrediente indispensável para a obra de Deus.
- Jesus tinha VISÃO ao iniciar seu ministério, mas a primeira coisa que fez depois de ser batizado e ungido pelo Espírito Santo no Jordão foi ir ao deserto para ORAR por quarenta dias. Orar e jejuar.
- Cada manhã iniciava o dia orando (Mc 1:35)
- Às vezes passava a noite orando (Lc 6:12)
Por que orava se era filho de Deus?

- POR QUE DEVEMOS ORAR ?
1- Porque somos absolutamente incapazes de realizar a visão (Qualidade, unidade e quantidade).
2- Porque Deus é o único poderoso e capaz de edificar tal igreja (Ef 3:20)
3- Porque Deus o fará tão somente se o pedimos em oração. (Mt 18:18-19)

- COMO DEVEMOS ORAR ?
1- A sós, em lugar e tempo específico.
2- Orar sem cessar (1 Ts 5:17; Ef 6:18).
3- Entre dois ou três irmãos (Mt 18:19-20; At 3:1)
4- Com um grupo pequeno (At 12:12).
5- Com toda a congregação (At 4:24)

- O QUE DEVEMOS PEDIR?
1- A intercessão principal deve ser pela realização do propósito eterno de Deus.
2- Devemos fazer petições gerais e específicas, e persistir até ver seu cumprimento.
3- Temas de intercessão em várias passagens bíblicas:
> Jo 17 - Santidade, unidade e quantidade.

> Mt 6:9-13 - A extensão do Reino, necessidades materiais, confissão e proteção do mal.
> Mt 9:38 - Envio de obreiros.
> 1 Tm 2:1-4 - Pelas autoridades e por todos os homens.
> Ef 1:16-19 - Por espírito de sabedoria e de revelação.
> Ef 3:14-21 - Para que sejamos cheios de toda a plenitude de Deus.
> Ef 6:18-20 - Por intrepidez e graça na evangelização.
> At 4:29-31 - Para que haja cooperação entre a igreja e o Senhor.

Em nosso meio, em termos gerais, se tem experimentado como igreja mais adoração que intercessão; Deus quer levar-nos para a intercessão sem enfraquecer a adoração.

3 - RELACIONAMENTOS FIRMES

A terceira coisa que Jesus fez ao iniciar seu ministério foi construir relacionamentos firmes com doze discípulos. Para isso assumiu a responsabilidade de estar com os mesmos para formar e ensinar com o seu exemplo e sua palavra, e eles fizeram o compromisso de sujeitar-se ao Senhor e ser seus discípulos.
A obra de Deus se faz com base em relacionamentos firmes, os quais significam:
1-Relacionamentos pessoais definidos e,
2-Relacionamentos comprometidos.

A) - OS RELACIONAMENTOS FIRMES FUNCIONAM EM TRÊS NÍVEIS:

- Com pessoas mais experientes (em sujeição e compromisso).
- Com iguais (em sujeição mútua) 2 Tm 2.2.
- Com mais novos no Evangelho (em responsabilidade) Ef 5:21; 1 Pd 5:5

B) - DIFERENTES RELACIONAMENTOS:

- Sujeição mútua entre apóstolos.
- Pastores sob a cobertura de apóstolos e profetas.
- Evangelistas sob a cobertura de apóstolos.
- Pastores sujeitos entre si.
- Diáconos sujeitos a pastores e sujeitos entre si.
- Líderes de grupos sujeitos a pastores e diáconos e sujeitos entre si.
- Discípulos sujeitos a seus discipuladores

> É IMPORTANTE QUE CADA IRMÃO TENHA UM OU DOIS IGUAIS EM SUJEIÇÃO MÚTUA COM OS QUAIS FORME UMA EQUIPE.
> Todos os membros do corpo devem ter relacionamentos firmes com irmãos mais velhos, com iguais e com mais novos.
> Todo o corpo bem ajustado e unido entre si por todas as juntas (Ef 4:16; Cl 2:19).

C) - A BASE DE NOSSOS RELACIONAMENTOS:

A base de nossas relações tanto com irmãos mais experientes, como com iguais, como ainda com os mais novos deve ter como base a atitude do Senhor Jesus descrita em Filipenses 2:2-8.
“... completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa; nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou se a si mesmo, tornando se obediente até a morte, e morte de cruz”.

• Atitude de unidade - v. 2 = ser um com o irmão
• Atitude de sujeição - v. 7 = Jesus se sujeitou ao Pai mesmo sendo igual.
• Atitude de servo, não de senhor - v. 7
• Atitude de humildade - v. 3,8
• Atitude de amor sacrificial e não de egoísmo - v. 4,8

Somente com base no ESPÍRITO DE CRISTO em nós é possível construir relacionamentos para chegar à verdadeira unidade do corpo.

4 - ESTRATÉGIA

Em Ef. 4:7-16 está apresentada a estratégia de Deus para a edificação da VISÃO:
• Aqui a figura dominante é a igreja como CORPO, sua dimensão funcional.
• Cristo é a CABEÇA e cada filho de Deus é um MEMBRO ou uma parte do corpo.
• OBJETIVO DA CABEÇA: a edificação do Corpo. Esse objetivo inclui as três características de qualidade, unidade e quantidade.
• PLANO DA CABEÇA: usar, para edificação do Corpo, a TODOS os membros.

A) - FUNÇÃO DA CABEÇA

1 - Governar o corpo - cada membro;
2 - Dar vida ao corpo - a cada membro até enchê-lo todo (Ef 1:23; 3:19; 4:10);
3 - Dar crescimento ao corpo - a cada membro (Ef 4:15-16);
4 - Dar dons - dotar de graça (habilidade) a cada membro p/ sua função (Ef 4:7-8).
5 - Constituir a uns como apóstolos, outros como profetas, a outros como evangelistas, outros como pastores e mestres (A. P. E. P-M). Tudo isso é função da CABEÇA e não nossa função.

B) - FUNÇÃO DOS APÓSTOLOS, PROFETAS, EVANGELISTAS, PASTORES E MESTRES

- O objetivo desses quatro ministérios é o mesmo que o de Cristo: a edificação do corpo.
- O plano deles é o mesmo que o de Cristo: usar a todos os membros do corpo
- A função deles está indicada no verso 12: “...a fim de APERFEIÇOAR AOS SANTOS para a obra do ministério, PARA a edificação do corpo de Cristo...” - Soc. Bíblica 1960; “...Capacitar aos santos...” - Bíblia das Américas;
“...Equipar aos santos...” - New American Version;
“...Reto ordenamento dos santos...” - Bíblia de Jerusalém;

No grego se diz “...para KATARTISMOS DOS SANTOS...”.
KATARTIZO, segundo o dicionário grego-espanhol significa: consertar, ordenar, aparelhar, guarnecer, equipar, prover de, preparar, formar um todo, governar, dirigir, restaurar, reparar, colocar em seu lugar.
KATARTISMOS é um substantivo, por isso a antiga versão Reina e Valera traduz: “...para perfeição dos santos...”, e vem do verbo AKATARTIZÖ.

As passagens no N T onde se usa este verbo têm sido traduzidas de diversas maneiras e nos dão uma compreensão mais ampla de seu rico significado (Versão 1960 S B) :

• Mt. 4:21 - remendavam suas redes - consertavam, limpavam, preparavam suas redes e a deixavam prontas para serem usadas no dia seguinte (Mc. 1:19);
• Mt. 21:16 - aperfeiçoaste o louvor;
• Lc. 6:40 - o que for aperfeiçoado será como seu mestre;
• Rm. 9:22 - vasos preparados para ira;
• 1 Co 1:10 - perfeitamente unidos;
• 2 Co 13:11 - aperfeiçoa-os;
• Gl 6:1 - restaurai-o;
• 1 Ts 3:10 - completemos o que falta de vossa fé;
• Hb 10:5 - me preparaste corpo;
• Hb 11:3 - foi constituído o universo ( formar um todo ordenado e harmônico);
• Hb 13:21 - os faça aptos para toda boa obra (os capacite);
• 1 Pd 5:10 - aperfeiçoa-os.

No grego clássico do primeiro século, segundo Barclay, katartismos, ou seu verbo katartizö, tem dois significados:
1 - Ajustar, por em ordem, restaurar. Exemplo:
1.1 - Pacificar uma cidade que está desgarrada ou em facção.
1.2 - Colocar um membro deslocado em seu lugar.
1.3 - Desenvolver certas partes do corpo mediante exercício (treinamento)

2 - Equipar um homem ou habilitar para um propósito determinado. Exemplo:
2.1 - Habilitação, equipamento de um barco, deixá-lo pronto para zarpar.
2.2 - Equipar, armar e formar um exército e prepará-lo para que entre em ação.

RESUMINDO:
A função dos A.P.E.P-M como equipe ministerial é para o KATARTISMOS DO SANTOS:
-> para a obra do ministério
-> para edificação do corpo
- Aperfeiçoar, formar, reparar, restaurar os santos;
- Preparar, capacitar, treinar, equipar os santos;
- Ordenar, relacionar, colocar cada membro no seu lugar, formar um todo organizado, organizar os santos. Para que entrem em ação e desempenhem seu ministério na edificação do corpo de Cristo, de modo que na estratégia de Deus toda a Igreja é um seminário, cada irmão é um seminarista e os A.P.E.P-M têm como função primordial aperfeiçoar, capacitar, treinar, relacionar os santos, para que cada um cumpra seu ministério na edificação do corpo.

C) - FUNÇÃO DOS MEMBROS DO CORPO (Ef 4)

- Cada membro é importante e tem uma função;
- Cada membro tem recebido de Cristo um dom - v. 7;
- Cada membro é um obreiro do Senhor - v. 13;
- Cada membro tem o ministério de trabalhar na edificação do corpo (Ganhar, discipular, relacionar);
- Cada membro deve ser formado no corpo com relações firmes para desempenhar seu ministério.

> OBJETIVO DE TODOS OS MEMBROS: v. 13
1 - Chegar à unidade da fé.
2 - Chegar à medida da estatura de Cristo.

> O PROGRAMA DE CRISTO PARA TODOS OS MEMBROS: v. 15
1 – Crescer em tudo em Cristo.
(Em qualidade, em unidade e quantidade)

> O PROCESSO DE CRESCIMENTO: v. 15
1 – Seguindo a verdade em amor.

> AS CONDIÇÕES PARA O CRESCIMENTO:
1- Sujeição à Cabeça, aos A.P.E.P-M e ao corpo
2- Funcionamento de cada membro - v.16

“...Cristo, de quem todo corpo (estando bem ajustado e unido pela coesão que as conjunturas provêm) conforme o funcionamento adequado de cada um produz o crescimento do corpo para sua própria edificação “ (Ef 4:16 Bíblia das Américas)

5 - AÇÃO

O ingrediente decisivo para realizar a obra é a ação. Se não há uma ação, não há obra. A visão, a oração, os relacionamentos e a estratégia são para que caminhemos para a ação. “...Jesus começou a fazer e a ensinar ...” (At 1:1).

A) - FUNDAMENTO E MODELO PARA A AÇÃO: JESUS CRISTO

Da ação do ministério terreno de Cristo nasce o modelo de nossa atuação. Cristo não somente é o nosso modelo quanto à qualidade de vida, como também no seu OPERAR PARA DEUS.
Hoje a ação do Corpo de Cristo, a Igreja, deve corresponder à ação de Jesus quando esteve com o seu corpo aqui na terra.
Jesus tinha o ministério de apóstolo, profeta, evangelista, pastor-mestre e diácono (servidor).
Ele orava, jejuava, pregava, expulsava demônios, fazia milagres, ajudava aos pobres, alimentava os famintos, abençoava e amava às crianças, era amigo dos pecadores, perdoava os pecados, consolava os que sofriam, repreendia aos hipócritas, percorria cidades e povoados, evangelizava as multidões, evangelizava os indivíduos, entrava nos lares.
Seu ministério era múltiplo em meio às muitas necessidades da humanidade. Mas em toda essa intensiva ação, o aspecto central de seu ministério era DISCIPULAR a doze homens. A esses chamou e a eles se dedicou, formou, capacitou, equipou, treinou, (katartismos), e enviou para que fizessem o que ele mesmo fez.
Seu método formativo era duplo: o EXEMPLO de sua ação e a INSTRUÇÃO. Sarando, ele ensinava a sarar; pregando, ele ensinava a pregar; etc. E depois lhes ensinava e instruía à parte. Os discípulos eram formados VENDO a Jesus e OUVINDO os seus ensinamentos.
Hoje as circunstâncias são outras, mas as necessidades são as mesmas. O Corpo de Cristo na atualidade, mediante todos os seus membros, deve realizar o mesmo ministério multi-facetado que Cristo realizou. Para isso o Senhor reparte suas graças e dons a todos os membros do Corpo, facultando-lhes a ação. Mas, igual a Cristo, o CENTRO do ministério dos santos deve ser o FAZER DISCÍPULOS, pois isto é fundamental para a edificação do Corpo de Cristo.

B) - A SÍNTESE DA AÇÃO: MATEUS 28:18-20

Há três verbos que sintetizam a ação que a igreja deve desenvolver desde o Pentecostes até a segunda vinda de Cristo:

- PREGAR - (a todos)
- BATIZAR - (aos que crêem)
- ENSINAR - (aos que se batizam)

Estas três palavras resumem a expressão “...FAZER DISCÍPULOS...”

--> A ponta de lança da ação é a evangelização (quantidade). O que segue é o DISCIPULADO que produzirá a qualidade e a unidade dos discípulos.
--> Para ensinar é necessário um PROGRAMA DEFINIDO DE ENSINAMENTO. “...ensinando-lhes que guardem todas as coisas que vos tenho mandado...” Exemplo: Porta, Caminho e Meta.

C) - MARCO E ESTRUTURA PARA A AÇÃO: A IGREJA NUCLEANDO-SE NOS LARES

O grupo do lar, ou célula, ou grupo caseiro, não é um ente em si mesmo, nem mais um departamento da Igreja. Não há nas Escrituras a menção de grupos nas casas. Simplesmente o Novo Testamento menciona que a Igreja se reunia nas casas. A essa expressão às vezes se chama de Igreja na casa (Rm 16:5, 10, 11; Cl 4:15).

-> O QUE É UM GRUPO NA CASA?
É uma pequena comunidade de discípulos relacionados estreitamente sob uma condução adequada para desenvolver-se (em qualidade, unidade e quantidade), mediante a oração, o doutrinamento, a comunhão, no serviço mútuo, o exercício dos dons, e no ganhar e formar novos discípulos.
O grupo é uma parte da igreja da cidade e está sob a supervisão e direção do ministério pastoral.

-> O QUE É ESSENCIAL EM UM GRUPO ? A ordem de Jesus não foi: - ide e fazei grupos caseiros! Mas, “...ide e fazei discípulos...”. O essencial em um grupo do lar é o discipulado. Se um grupo desses não tem o discipulado, tem perdido a sua essência, e se reduz a uma simples reunião caseira.
Discipulado significa que existem discipuladores, discípulos, juntas, compromisso, sujeição, formação de vidas, formação de obreiros, serviço, ação, evangelização, multiplicação, crescimento, etc.

-> QUAIS OS OBJETIVOS PARA O GRUPO NO LAR ?
- Integrar a cada um mediante:
• O amor e a comunhão dos membros de todo o grupo;
• O companheirismo estreito de dois ou três condiscípulos;
• O relacionamento com seu discipulador.
- Formar a cada um:
 Pelo AMBIENTE de fé, gozo, santidade, amor, oração, serviço, etc.
 Pelo EXEMPLO de vida e obra.
 Pelo ensino da Palavra de Deus. O propósito do ensino é que conheçam a Palavra, vivam-na e saibam ENSINAR a outros.

- Enviar a cada um:
 Criando CONSCIÊNCIA de que são obreiros;
 Criando CIRCUNSTÂNCIA (levá-los conosco a fazer a obra, dar tarefas);
 Delegando responsabilidade.

-> NÍVEIS DE FUNCIONAMENTO E ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO
- Discípulo novo (filhinhos) 1 Jo 2:12-14
- Discípulo fiel (jovem)
- Discipulador (pai)
- Responsável pelo grupo
Na estrutura da congregação segue:
- Diáconos
- Pastores-mestres
- Apóstolos, profetas e evangelistas

É importante que em cada grupo caseiro o responsável ou responsáveis formem com os discipuladores o núcleo do grupo para levar juntos a carga e o desenvolvimento dos discípulos.

-> EXERCÍCIO DE AUTORIDADE
- Sobre a vida e a conduta dos irmãos devemos distinguir:
1. Mandatos do Senhor - obediência comprometida
2. Conselho pastoral - obediência voluntária (Hb 13:17)
3. Conselho pessoal ou sugestão - obediência opcional
4. Opiniões - liberdade de consciência - Rm 14:1-6
- Sobre a área funcional da igreja:
Os pastores estão em função de governo e a eles devemos sujeição e obediência. (1 Tm 5:17).

-> ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE UM GRUPO CASEIRO
- Quantos discípulos verdadeiros existem no grupo, segundo Lucas 14:26-33?
- Quantos estão sendo discipulados?
- Quantos sabem fazer discípulos? Isto é, sabem pregar com clareza o Evangelho do Reino, guiar aos novos pela Porta e DISCIPULÁ-LOS?
- Quantos estão ocupados nessa obra?
- O que se está fazendo para melhorar a situação?

D) - DINÂMICA PARA A MULTIPLICAÇÃO

É responsabilidade de cada grupo preparar a todos os seus integrantes e envolvê-los na ação evangelizadora.
Há muitas formas de evangelizar. A partir do grupo caseiro sugerimos quatro maneiras:

1. Sair na rua para testificar aos transeuntes com todo o grupo. Isto libera e aviva os irmãos.
2. Tomar várias ruas de um bairro e visitar casa por casa.

3. Fazer reuniões evangelísticas em casa de discípulos novos, convidando vizinhos, amigos e parentes.
4. Criar empreitadas: cada membro do grupo elabora um lista de umas vinte ou
trinta pessoas inconversas ou afastadas, pelas quais se propõe a orar e visitar,e depois de um determinado tempo levar a Palavra.

-> EXTENSÃO A OUTRAS REGIÕES

Dois ou três grupos caseiros se unem para abrir uma nova frente de trabalho em bairros distantes ou uma localidade vizinha. (Mc 1:28; Lc 8:1)

Ide e fazei discípulos de todas as nações .... eu te constituí como luz para os gentios ...vós sois a luz do mundo ...